Status da obra de ampliação da ETE Pitico -SAAE Sorocaba

Status da obra de ampliação da ETE Pitico -SAAE Sorocaba

Na obra de ampliação da ETE Pitico (SAAE Sorocaba), a CONSBEM realizou ampliações das capacidades, com três novas unidades dos tanques de aeração (7.500.000 litros por tanque) integrados com sopradores responsáveis pela geração de ar para os sistemas de aeração por difusores. Esses sopradores centrífugos (350hp turbo) possuem tecnologia de ponta – uma das mais modernas disponíveis no mercado -, de alta eficiência, extremamente compactos e de baixo custo de manutenção.

Para operação foram necessários 1.400 difusores de ar por tanque (modelo ECO 10), conectados em “grids” nivelados e distribuídos ao longo de todo tanque, instalados na parte inferior (fundo), com a supervisão técnica do fabricante para testes, parametrizações e comissionamentos para plena operação.

O tratamento baseado em lodos ativados com aeração prolongada de fluxo contínuo será mantido. No tanque, a aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microrganismos (biomassa) e evitar a deposição dos flocos bacterianos, afim de mistura-los homogeneamente com o efluente.

As obras atingiram realizações importantes: tanques de aeração; decantadores secundários; casa dos sopradores; reservatório de água; e das fases de recirculação, descarte e adensamento de lodo.

Com a ampliação, estão sendo anexados além das três novas unidades de tanques de aeração aos dois existentes e outros três decantadores e três adensadores (atualmente, são dois de cada), além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação. A unidade ainda ganha mais uma estrutura de desidratação e de inertização, para que o lodo resultante do processamento dos dejetos esteja em condições de ser transportado e depositado em aterro credenciado, seguindo todas as normas dos órgãos ambientais.

A ETE atenderá uma população de 110,5 mil habitantes no final de 2023, representando um avanço no volume de esgoto tratado de 251 litros/segundo para uma capacidade máxima de 375 litros/segundo – uma ampliação de quase 50% -, significando ganho ambiental para a vida dos recursos hídricos em geral e, especificamente, para o Rio Sorocaba.

Compartilhar este post