Saneamento básico: o inicio de todo o resto

Saneamento básico: o inicio de todo o resto

O saneamento básico está muito além do importante abastecimento de água e do indispensável esgoto sanitário. Ele compreende vários serviços fundamentais para o IDH (índice de desenvolvimento humano) das cidades.

O saneamento básico – previsto em lei – é conjunto de serviços e de infraestruturas para abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta de resíduos e drenagem de águas pluviais, com o objetivo maior de levar água potável (tratada) às casas das pessoas. Para tanto, também é fundamental que haja sistemas de esgotos eficientes para evitar doenças e contaminação da água consumida. Outro ponto importante nesse processo é a existência de um programa de coleta, com tratamento e destinação adequada do lixo produzido na cidade. Toda essa complexa e trabalhosa triangulação é traduzida em melhor qualidade de vida para a população.

A CONSBEM se orgulha de ter participado de inúmeras obras de saneamento básico no estado de São Paulo e Espírito Santo:

  • Sistema Autônomo de Agua e Esgoto de Sorocaba (SAAE): execução das obras, operação e conservação da estação de tratamento de esgotos S1 e S2;
  • Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP): execução das estações de tratamento de esgotos de Bertioga, Cubatão e Guarujá;
  • Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN): ampliação do sistema de produção de água da região metropolitana da grande Vitória / ES.

Em resumo, o saneamento básico é um direito de todos os cidadãos porque constitui um serviço básico da saúde pública (Lei 11.445/07).

Por Eng. Gustavo Caputo

Compartilhar este post