Projeto de despoluição do Rio Tietê: aqui tem CONSBEM

Projeto de despoluição do Rio Tietê: aqui tem CONSBEM

Uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)
é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

A ETE Parque Novo Mundo da SABESP foi concebida para tratar o esgoto pelo método de “Lodo Ativado Convencional” –
processo biológico onde o esgoto afluente, na presença de oxigênio dissolvido, agitação mecânica e pelo crescimento e atuação de microorganismos específicos, forma flocos denominados lodo ativado ou lodo biológico. Essa fase do tratamento busca a remoção de matéria orgânica biodegradável presente nos esgotos. Após essa etapa, a fase sólida é separada da líquida em outra unidade denominada decantador.
Este processo exige pouca área para implantação, maior eficiência no tratamento e melhor flexibilidade de operação.

A primeira fase desta ETE foi concluída em 1998 e tem capacidade para o tratamento de 2,5 m3/s.

A ampliação da ETE Parque Novo Mundo está sendo realizada pela CONSBEM. Esta nova etapa em construção prevê a intervenção nas fases de tratamento preliminar e tratamento biológico. Após a sua conclusão, a vazão da ETE Parque Novo Mundo passará a 4,5 m3/s.

Estão em início de operação duas grades finas mecanizadas com abertura de 15 mm, esteiras transportadoras, compactadores de resíduos, comportas de aço inox com atuadores elétricos, oito peneiras rotativas com malhas de 0,75 mm, sistema pressurizado para lavagem simultânea de peneiras com água fria e água quente, sistema de aeração do canal afluente das peneiras e novas caixas de areia 3 e 4.

Os sistemas elétricos, automação e instrumentação também estão sendo reformulados e modernizados a partir do fornecimento de novos painéis, instalação de rede de fibra ótica, implantação de programa de supervisão e controle e novas instalações do centro de controle e operação.

Com o início dos testes, será possível a desmontagem dos materiais e equipamentos do tratamento primário que atualmente estão em operação (instalados na primeira fase de construção) e sua substituição por novos e modernos equipamentos.

A CONSBEM atua em obras de saneamento e contribui com o meio ambiente e consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Compartilhar este post