Consbem: encurtando caminhos

Consbem: encurtando caminhos

por Eng. Ricardo Tonello

A mobilidade urbana e a acessibilidade são pilares fundamentais na gestão de grandes metrópoles. Temos exemplos positivos em todos os grandes centros mundiais.

A cidade de São Paulo, mesmo com crescimento orgânico e desordenado naquilo que chamamos de “fora dos muros”, tem buscado resolver grande parte dos problemas de acessibilidade urbana da periferia aos grandes centros. A Consbem foi responsável pelo desenvolvimento e pela elaboração de projetos executivos, fornecimento de trabalhadores, materiais, sistemas e equipamentos para inúmeras obras em diversos segmentos da infraestrutura paulistana.

A extensão da Linha 9 Esmeralda da CPTM, em São Paulo, no trecho entre Jurubatuba e Grajaú, é um grande exemplo de mobilidade urbana, pois compreende quatro estações. O projeto encurtou significativamente o trajeto entre os polos de empregos, residenciais e de lazer, garantindo mais acessibilidade através das linhas de trem, de ônibus e de metrô à região central e a outros polos. A Consbem foi responsável por toda a operação do inicio ao fim, beneficiando mais de 600 mil pessoas.

O projeto compreendeu a implantação da extensão da linha férrea, construção de três novas estações, interligando Jurubatuba até Grajaú, ocorrendo nesta estação a interligação com o terminal de ônibus da SPTRANS. A via permanente implantada foi toda com dormentes de concreto com fabricação própria, a rede aérea é toda auto-compensada e toda a implantação dos demais sistemas (sinalização. telecomuniçãções e alimentação elétrica) foram também de responsabilidade da Consbem. As estações construídas (Autódromo, Interlagos e Grajaú) foram executadas dentro das Normas de Acessibildade.

A Consbem se orgulha em participar de obras que facilitam a circulação dos cidadãos em busca de suas necessidades essenciais.

Compartilhar este post