Reconstrução dos Edifícios CESP: vale a pena ver de novo

Reconstrução dos Edifícios CESP: vale a pena ver de novo

por Eng. Anselmo Altobelli

Algumas obras se tornam emblemáticas por suas complexidades técnicas e execuções. É o caso da obra de reconstrução dos edifícios das sedes I e II da CESP, na memorável Av. Paulista, na cidade de São Paulo.

Considerada um marco histórico, a obra foi um dos grandes desafios enfrentados pela Consbem, no início dos anos 2.000. “Desenvolvemos soluções técnicas para a execução da obra, sem interromper o fluxo de pessoas na calçada da Av. Paulista e no acesso ao Shopping Center 3”, ressalta Anselmo Altobelli, diretor de engenharia da Consbem, responsável pela execução de todo o projeto.

O desafio começou logo na calçada em frente aos prédios, que estava cerca de um metro acima do nível das outras e precisou ser rebaixada. O segundo desafio estava mais embaixo de tudo: uma galeria de utilidades contendo rede de água, gás e energia – para tanto, foi utilizada uma metodologia construtiva de demolição e reconstrução simultânea da nova laje, de forma a preservar as redes de utilidades, facilitando a não interrupção do fluxo de pedestres na avenida.

A terceira complexidade do projeto que também exigiu uma forte atuação de engenharia, foi o acréscimo cinco subsolos, em área confinada com escavação de 28.000,00 m³, pelo processo invertido sob laje dos edifícios existentes com 21 andares e totalmente colapsado pelo incêndio. “Devido à escavação, foi necessário vencer outro desafio que seria manter o acesso do público ao Shopping Center 3. A solução encontrada foi a construção de uma passarela metálica vencendo um vão de cerca de 50 metros, com 20 metros de altura, proporcionando conforto aos usuários que acessavam o Shopping”, empolga-se o engenheiro Anselmo.

A quarta adversidade enfrentada foi a logística de retirada de terra e abastecimento de materiais, onde a solução foi amplamente debatida junto ao CET. Felizmente, sua implantação não provocou aumento de trânsito na região, fortalecendo o sucesso do projeto. Durante a execução da obra, a Consbem atuou em todos os procedimentos de segurança e qualidade, pois convivia com edificações vizinhas muito próximas e um fluxo intenso e constante de pessoas.

Foi uma obra muito desafiadora, devido à sua complexidade e localização, mas a Consbem conseguiu conclui-la atendendo as expectativas e satisfação plena do cliente, evitando transtornos à população da cidade de São Paulo. “Obras como essa reforça a qualidade técnica da engenharia brasileira, criando história, tornando-se pauta de estudos às novas gerações de profissionais”, conclui Anselmo.

Compartilhar este post