Tipo de obra – SANEAMENTO
Nome resumo – ETE Barueri
Cliente – SABESP – Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Escopo – Contratação semi-integrada para elaboração do projeto executivo e execução das obras de ampliação da capacidade de trataento da fase sólida da ETE Barueri para 16m³/s integrantes da etapa IV do projeto Tietê.
Local – Barueri / SP
Localizada em Barueri – município do estado de São Paulo -, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela SABESP, beneficia atualmente 7,7 milhões de habitantes. Em operação desde 1988, a ETE Barueri é considerada a maior da América Latina – foi projetada para atender a maior parte da cidade de São Paulo e a totalidade de outros oito municípios da região metropolitana: Cotia, Jandira, Itapevi, Barueri, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra.
Segundo cálculos da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a atual capacidade de tratamento da ETE é de impressionantes 16 m3/s, ou seja, milhões de litros diários de esgoto sem tratamento, que deixam de ir para o Rio Tietê e afluentes. Além do gigantesco volume de esgoto tratado, a estação produz também água de reuso para uso interno. Esse volume é utilizado para os processos de selagem de bombas, lavagem de ruas e pisos da estação dentre outros, numa iniciativa sustentável que preserva diariamente mais de 8 milhões de litros de água potável, suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes
O escopo do contrato com a CONSBEM prevê a elaboração do projeto executivo, a execução de obras e pré-operação no sistema para a ampliação da capacidade do tratamento da fase sólida da ETE Barueri. Atualmente, esse sistema trata 12,5 m3/s e vai passar a tratar 16 m3/s. O prazo total do contrato é de 1.600 dias, sendo 900 dias para obras e 700 para comissionamento e pré-operação.
É a CONSBEM tornando as cidades mais saudáveis, sempre.