Tipo de obra – SANEAMENTO
Nome resumo – ETE ABC
Cliente – SABESP – Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Escopo – Contratação semi-integrada para elaboração do projeto executivo e execução das obras de ampliação da capacidade de tratamento da ETE ABC para 5,5m3/s, integrantes da etapa III do Projeto Tietê.
Local – São Paulo / SP
A Sabesp vem executando um programa denominado Projeto Tietê que objetiva contribuir para a revitalização progressiva do rio Tietê, por meio da ampliação e otimização do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgotos na bacia hidrográfica do Alto Tietê.
Dentro deste contexto, a Sabesp, cumprindo seu planejamento e dando seguimento ao programa de despoluição do Rio Tietê coloca em andamento a contratação das obras e intervenções na Estação de Tratamento de Esgotos – ETE ABC para a ampliação de sua capacidade de tratamento para uma vazão nominal de 5,5 m³/s.
O conjunto de ações necessárias para a ampliação da capacidade da ETE para tratamento de uma vazão de 5,5 m³/s de esgotos sanitários, de maneira geral, inclui:
– Instalação dos sistemas hidromecânicos, elétricos, de instrumentação e controle nas unidades existentes, mas não operacionais;
– Reabilitação das estruturas em concreto das unidades já construídas, mas não operadas;
– Obras civis representadas por adequações em unidades especificas e implantação de novas unidades, com o intuito de promover melhorias operacionais.
O processo de tratamento da ETE ABC é o de lodos ativados convencional, constituído por uma fase líquida, uma fase sólida e sistemas de apoio. A fase líquida constitui o tratamento dos esgotos e engloba uma elevatória de esgoto bruto e tratamentos preliminar, primário e secundário. A fase sólida constitui o tratamento dos lodos produzidos pela fase líquida e é formada por gradeamento, adensamento, estabilização biológica do lodo, condicionamento químico e desaguamento mecânico.