Chegada dos primeiros equipamentos para a ampliação da capacidade de tratamento da ETE Barueri

Chegada dos primeiros equipamentos para a ampliação da capacidade de tratamento da ETE Barueri

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela SABESP, beneficia atualmente 7,7 milhões de habitantes. É considerada a maior da América Latina e atende parte da cidade de São Paulo e a totalidade de outros oito municípios da região metropolitana (Cotia, Jandira, Itapevi, Barueri, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra).

A atual capacidade de tratamento da ETE é de impressionantes 16 m3/s, ou seja, milhões de litros diários de esgoto sem tratamento, que deixam de ir para o Rio Tietê e afluentes. Além do gigantesco volume de esgoto tratado, a estação produz também água de reuso para uso interno.

As obras da CONSBEM prevêem a ampliação da capacidade do tratamento da fase sólida da ETE Barueri. Atualmente, esse sistema trata 12,5 m3/s e vai passar a tratar 16 m3/s.

A CONSBEM chegou à quarta fase de obras: sistema de homogeneização do lodo dentro dos digestores.

O processo é realizado através da recirculação do biogás injetado pelos compressores. O biogás é produzido nos próprios digestores por meio da decomposição de matéria orgânica. O excedente passa por um processo de purificação e é utilizado como combustível para operação de duas caldeiras, responsáveis pela manutenção da temperatura no interior dos digestores. Trata-se de um processo circular, com baixa emissão de gases poluentes e sem geração de resíduos.

Em busca de modernas tecnologias para processamento de esgotos – e visando a proteção do meio ambiente -, a CONSBEM já importou da Italia três, de nove compressores previstos no projeto. Esses três compressores já chegaram na obra da ETE Barueri e, em breve, entrarão em operação.

Compartilhar este post