Pátio de manobras do Capão Redondo: aqui tem CONSBEM
A obra pertencente ao trecho 1 do projeto sul de trens metropolitanos de São Paulo foi contratada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e englobou a execução dos projetos executivos, suas obras brutas, acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas, sistemas, comunicação visual e urbanização de todo pátio de manobras do Capão Redondo.
Executado entre maio de 2001 e setembro de 2002, o pátio de manobras possui uma série de oficinas que faz a manutenção de todo o trecho sul do sistema de trens metropolitanos, que foi privatizado recentemente pela CPTM. Na época, esse trecho fez o primeiro desenvolvimento do sistema sul. A área de 75.000 m2 é composta por 15 blocos de edificações que totalizam 13.810 m2 de área construída, com utilização de 165 toneladas de estrutura metálica, consumo de 5.763 m3 de concreto e 450 toneladas de aço de construção.
Os 15 blocos são: bloco A, oficina de manutenção e material rodante; bloco B, pessoal de operações; bloco C, central de energia; bloco D, manutenção e aprovisionamento; bloco E, almoxarifado; bloco F, administração; bloco G, torno rodeiro; bloco H, oficina de veículos de via; bloco I, depósito de inflamáveis; bloco J, manutenção geral; bloco K, lavagem de trens; bloco L, caixa d’água; bloco M, manutenção a céu aberto; bloco N, guarita; bloco P, portaria; bloco Q, casa de compressores.
A Consbem se orgulha de promover à população paulistana muito mais mobilidade, em linha com o desenvolvimento da cidade.